Por ONE2030
O uso de plástico reciclado tem sido cada vez mais testado na construção sustentável. Um dos exemplos mais recentes veio de um trio de empreendedores do Reino Unido. Trata-se do desenvolvimento de um asfalto de excelente qualidade produzido de uma maneira muito mais barata, uma vez que utiliza resíduos plásticos.
Batizado de MR6, o asfalto ecológico possui menos betume do que uma pavimentação tradicional. A empresa desenvolvedora, MacRebur, afirma que o resultado é um produto mais fácil de ser aplicado, em comparação com os outros. Também garante que o asfalto é mais 60% mais resistente, tendo melhores resultados em diversos quesitos – o que aumenta a vida útil da estrada.
Apresentado como um asfalto econômico e duradouro, ele é feito com materiais 100% reciclados, o processo é benéfico por diversas razões, entre elas, ajuda a reduzir: o uso de combustíveis fósseis, a pegada de carbono e a quantidade de lixo que iria para o aterro sanitário. Além disso, ele não tem custos de infraestrutura maiores do que um asfalto comum e ainda requer menor investimento em manutenção.
A ideia da tecnologia veio do engenheiro Toby McCartney, quando trabalhava no sul da Índia com uma instituição de caridade que ajudava trabalhadores de um aterro sanitário. Quando voltou ao Reino Unido ele se juntou a dois amigos para criar uma mistura de resíduos de plásticos que pode ser adicionada ao material base da produção de asfalto, e assim surgiu o MR6.
"Após 18 meses de testes e testes, tivemos o nosso produto que é dentro dos padrões britânicos e europeus e é um aditivo de alto desempenho que melhora as estradas que conduzimos hoje", explica a companhia.
O produto tem chamado atenção de grandes investidores, entre eles o bilionário Richard Branson, que premiou a MacRebur com o primeiro lugar em uma competição de startups promovida pela sua empresa.
Fonte de imagem: MacRebur
Fonte de conteúdo: ciclovivo