O estudante norte-americano Juan Ehringeras, que está atualmente cursando o ensino médio, acaba de desenvolver sozinho seu próprio veículo elétrico. Ao adquirir em um ferro velho o modelo Honda S2000, o estudante teve a brilhante ideia de criar um projeto tornando o veículo elétrico a partir do zero. Os principais fatores que incentivaram o estudante a escolher este veículo foram seu baixo custo por estar danificado e usado, além das suas boas dinâmicas de condução. O peso relativamente leve do carro foi outro dos fatores determinantes que o influenciaram.

No lugar de sua transmissão original, Juan as substituiu por uma bateria caseira de sua própria autoria, com uma unidade de controle de lítio, além de dois motores elétricos ligados em série a um Ford 8.8. Como se não bastasse, seu sistema ainda possui uma potência de 686 kW, o que corresponde a 920 cavalos. Para um maior equilíbrio e com o intuito de evitar possíveis perdas, os motores e a bateria estão localizados na região traseira do veículo, o que proporciona baixas perdas por acionamentos. Segundo as estimativas do estudante, seriam perdidos apenas 15%, o que resultaria em 782 cavalos de potência e um torque de 203 kgfm. O carro conta ainda com diversas peças criadas pelo estudante a laser, além de integrar um sistema de acionamento de luzes LEDs ao seu iPod.

Suas maiores dificuldades e desafios atuais se encontram na vibração do eixo traseiro e em problemas de confiabilidade em relação ao seu sistema de carregamento. Juan vem provando a todos os seus amigos e familiares a sua alta capacidade de solucionar problemas, sem contar sua criatividade e, acima de tudo, o quanto é engenheiro, mesmo ainda cursando o ensino médio.

Fonte:Blog da Engenharia