Empresa alemã lança app gratuito de comunicação segura para celular
Sicher usa criptografia ponto a ponto e dados se 'autodestroem'. Empresa planeja vender recursos opcionais no futuro.
A empresa alemã Shape, desenvolvedora do aplicativo de mensagens IM+, criou um novo aplicativo para Android, iPhone e Windows Phone com foco na segurança das comunicações. O Sicher usa criptografia ponto a ponto e tem recurso para a "autodestruição" de dados. Qualquer informação armazenada no próprio telefone também é codificada.
O uso de criptografia ponto a ponto significa que nem mesmo os desenvolvedores do aplicativo têm acesso às mensagens trocadas. Para usar o app é preciso criar uma senha. Essa senha protege a "chave privada" que é armazenada somente no celular permite desembaralhar as mensagens protegidas.
Caso essa senha seja perdida, não há maneira de recuperar a chave, o que deixa todas as mensagens ilegíveis. Nesse caso, uma nova senha precisa ser criada e os contatos serão notificados de que uma troca de chave ocorreu.
Essa segurança é diferente da oferecida por aplicativos como o WhatsApp, que apenas criptografia as mensagens em trânsito e dá acesso ao conteúdo das mensagens para os operadores do serviço.
Além de conversas individuais e de grupo, o software suporta transferência de arquivos. O conteúdo dos arquivos também é protegido durante a transferência.
O app é gratuito, mas a Shape informou ao G1 que planeja vender componentes não essenciais no futuro para obter faturamento com o app. "Nós da Shape acreditamos que até mesmo o mensageiro mais seguro precisa também ser bonito e é por isso que estamos trabalhando em atualizações que terão stickers e outras ferramentas legais para mensagens mais emotivas", afirmou a companhia.
A companhia também ainda quer incluir novos recursos de segurança ao app, como verificação off-line das chaves criptográficas. Isso significa que dois usuários do aplicativo podem verificar as chaves de segurança um do outro por conta própria, sem depender dos servidores da Shape.
Fonte: G1