Programas de computador utilizados no campo de inteligência artificial são altamente especializados. Eles podem, por exemplo, pilotar aviões, jogar xadrez ou montar carros em ambientes industriais controlados. No entanto, os programas não possuem a versatilidade e adaptabilidade da inteligência humana. Eles não podem, por exemplo, entrar em uma casa nova e cozinhar, limpar e lavar roupas.
Um grupo de pesquisadores de Gothenburg, Suécia, criou um programa de inteligência artificial capaz de aprender a resolver problemas em várias áreas diferentes. O programa foi projetado para imitar, em um nível bastante fundamental, alguns aspectos do desenvolvimento cognitivo de uma criança. Crianças conseguem aprender uma vasta gama de coisas. Elas constroem novos conhecimentos com base em conhecimentos antigos e podem utilizar o conhecimento total para chegar a conclusões diferentes. Esse é um dos aspectos explorado pelos pesquisadores.
Além disso, crianças aprendem com base em experiências. Uma criança que está, por exemplo, aprendendo multiplicação e sabe que 2 x 0 é igual a 0 e 3 x 0 é igual a 0 consegue identificar um padrão e concluir que 17 x 0 também é igual a 0. No entanto, esse método pode, às vezes, produzir efeitos negativos. Se a criança sabe que 0 x 0 é igual a 0 e 1 x 1 é igual a 1, ela pode concluir incorretamente que 2 x 2 é igual a 2. Quando a criança percebe que certo padrão pode chegar a conclusões erradas, ela pode simplesmente parar de aplica-lo.
A criança pode, dessa forma, criar um grande número de padrões não somente em matemática, mas também em outras áreas como lógica e gramática. Os padrões em certa área podem ser combinados tornando possível a solução de problemas completamente diferentes. O programa desenvolvido trabalha de maneira semelhante. Ele pode identificar padrões por si só, diferentemente de programas onde o programador tem que formular as regras que o programa deve aplicar.
Fonte: Science Daily