A reutilização de contentores na construção de edifícios de habitação é cada vez mais comum, constituindo uma alternativa de baixo custo à construção modular tradicional. Nesse âmbito, o atelier Dinamarquês Arcgency criou o conceito World Flex Home, um processo de dimensionamento através do qual é possível construir habitações com diferentes configurações, de forma obfuscada, isto é, não revelando do exterior, a estrutura executada com contentores.

O conceito World Flex Home (WHF) utiliza unicamente contentores standard de 12 m como núcleo estrutural, que podem ser rearanjados de forma a servir para a construção de diferentes tipos de edifícios, desde vivendas térreas a casas geminadas com vários pisos.

As casas WHF podem ser construídas em qualquer parte do mundo, dada a disponibilidade de contentores marítimos a nível global.

Além disso, dado o seu caráter modular, são facilmente desmontáveis, podendo ser realocadas num espaço de tempo muito curto.

A pré-fabricação dos módulos habitacionais permite a otimização energética, a integração de painéis fotovoltaicos ou coberturas para recolha de água das chuvas.

A primeira casa derivada do conceito WFH foi construída em Wuxi, na China, em 2012, tem dois pisos e uma área de 180 metros quadrados. A abertura entre contentores empilhados, em algumas zonas da casa, permite obter um pé-direito elevado, criando uma sensação de abertura e uma abundância de luz natural.

Fonte: Engenhariacivil.com