Sistema de Elevadores de Estaleiro JumpLift Garante uma Construção Mais Segura e Eficiente de Arranha-Céus
A fabricante finlandesa de tecnologia de elevadores, portas e escadas automáticas, KONE, desenvolveu um sistema de ascensão para estaleiros de obra de edifícios de grande altura, que faz uso do poço do elevador em construção e permite o aumento da segurança e a melhoria do fluxo de operários. A tecnologia JumpLift tem sido utilizada na execução de alguns dos mais altos arranha-céus da Europa.
O sistema pode ser instalado numa fase muito inicial da construção do núcleo central do edifício, fazendo uso de um módulo funcional temporário que contém os motores e dispositivos de tração de cabos. Este módulo tem capacidade de auto elevação, progredindo de piso em piso à medida que o edifício cresce em altura.
O elevador utilizado pelo sistema é o que vai ficar instalado, com as devidas adaptações, após a conclusão da obra. Desta forma, quando se aproxima o final do projeto de construção, basta efetuar a substituição do módulo funcional temporário por uma sala de máquinas definitiva e proceder à aplicação dos acabamentos do interior do elevador, das portas e da sinalização.
Algumas das vantagens do JumpLift que a KONE destaca são a maior velocidade do sistema (até 4 m/s) em comparação com os sistemas de elevação externos convencionais, a maior segurança, uma vez que os operários são elevados pelo interior do edifício e não pelo exterior, maior conforto e proteção das agressões climatéricas, aumento da eficiência e disponibilidade mais rápida da instalação final de elevadores.
Além disso, o facto do exterior do edifício estar livre de equipamento de elevação, permite o acabamento das fachadas numa fase mais prematura do processo construtivo.
Um dos projetos de construção que mais se destacou pelo uso intensivo desta tecnologia foi o icónico complexo hoteleiro Marina Bay Sands em Singapura. Durante a sua execução foram utilizados 13 sistemas JumpLift em simultâneo, o que permitiu um aumento notável da eficiência em obra.
Fonte: Engenhariacivil.com