Prédios entortam, se encostam e assustam moradores na China
O assentamento das fundações da recém-construída torre residencial nº17 da comunidade Xinyuan Oeste em Xangai desencadeou a rotação da estrutura e embate no edifício vizinho. Apesar do deslocamento ter uma amplitude de apenas 9 centímetros, a excessiva proximidade entre os edifícios de 15 pisos tornou inevitável o embate. As autoridades chinesas asseguraram que as fundações se encontram agora estabilizadas, sendo os edifícios seguros para os residentes.
Edifícios de quinze andares foram construídos para acomodar moradores que foram deslocados de outra região de Xangai.
Os moradores de dois edifícios, construídos há dois anos em Xangai, no leste da China, estão em pânico. Isso porque o pequeno espaço existente entre os prédios dá sinais de que está desaparecendo e ambas as estruturas estão se encontrando, como se estivessem tortas. As informações são do Daily Mail.
Segundo a publicação, os edifícios de quinze andares foram construídos para acomodar moradores que foram deslocados de outra região da cidade. No local onde eles moravam anteriormente, será construído um parque temático da Disney.
No entanto, os moradores não se sentem seguros em viver no apartamentos para onde foram realocados. "Eu vi que o concreto estava começando a desmoronar. Corri para fora do prédio o mais rápido que eu pude, porque esperava que ele desabasse a qualquer momento", disse Qin Lijun, 34 anos.
Na cobertura dos edifícios é possível ver que eles estão se tocando. Para o departamento de engenharia responsável pelo imóvel, tal fato causa danos apenas superficiais aos prédios, que ainda seriam seguros para os moradores.
"Eles insistiram que é seguro, mas eu não confio neles", disse Lijun. Por medo, o morador escolheu sair de sua casa e passar um tempo na casa de um familiar.
Uma inspeção está sendo feita e relatórios de segurança serão divulgados ainda nesta semana. Até lá, os moradores são orientados a não entrarem em pânico e a confiarem na segurança do edifício.
Fonte: Terra