O Instituto de Engenharia de Estruturas da Universidade de Tecnologia de Viena (TU Wien) desenvolveu um método aperfeiçoado de execução de estruturas do tipo casca, em betão armado, que faz uso de câmaras pneumáticas.
O novo processo construtivo, que pode ser utilizado mesmo em estruturas de grandes dimensões, permite uma construção mais fácil, rápida e barata, não requerendo complexos sistemas de suporte temporário e escoramento.
O Método da Cunha Pneumática parte da execução de uma laje plana sobre uma almofada pneumática.
O enchimento da almofada arranca com o betão já parcialmente endurecido, e desenvolve-se progressivamente até a estrutura alcançar a forma desejada.
A laje plana é constituída por segmentos separados por espaços em cunha que permitem o encaixe perfeito quando a posição final da estrutura é alcançada. Os segmentos são também interligados por vigas metálicas para assegurar o movimento em perfeita sincronia.
Antes do processo de enchimento, cabos de aço são colocados em volta dos segmentos, promovendo o seu levantamento na zona central da estrutura e empurrando-os para o centro, na zona periférica da estrutura.
Durante o enchimento e devido ao facto deste se processar após o endurecimento parcial do betão, pequenas fissuras vão surgindo nas superfícies intradorsal e extradorsal da casca, as quais, segundo os investigadores responsáveis pelo método, não afetam a estabilidade final da estrutura.
O método foi recentemente utilizado, com sucesso, em Viena, na construção de uma estrutura do tipo casca com 2.90 metros de altura.
O processo de enchimento das almofadas pneumáticas teve uma duração aproximada de duas horas.
A empresa federal austríaca de ferrovias OEBB-Infrastruktur AG encomendou ao Instituto, o projeto de passagens de fauna sobre uma linha ferroviária de alta velocidade na Região de Carinthia, cuja construção recorrerá ao Método da Cunha Pneumática.
Fonte: Engenharia Civil