A companhia norte-americana de tecnologias de impressão 3D, Emerging Objects, sediada em Oakland, desenvolveu um bloco cerâmico de alvenaria que permite baixar, de forma passiva, a temperatura interior das habitações.

Dirigido à execução de paredes exteriores em climas áridos, quentes e secos, o sistema construtivo faz uso da tecnologia milenar árabe de arrefecimento evaporativo.

A elevada porosidade dos blocos permite a fácil absorção e armazenamento de água no seu interior e a sua geometria interna impede que a água, em estado líquido, penetre até ao intradorso, possibilitando, no entanto, a fácil circulação de ar.

À medida que a temperatura exterior aumenta, o fluxo de ar quente provoca a evaporação da água armazenada para o interior da habitação, promovendo o arrefecimento do ar.

Os blocos, fabricados por impressão tridimensional, são intertravantes e, devido à elevada porosidade, de fácil ligação à argamassa de assentamento.

Além disso as protuberâncias nas faces dos blocos permitem criar zonas de sombreamento ao longo da superfície das paredes, o que contribui para aumentar o seu desempenho térmico.





Fonte: Engenharia Civil