Uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Civil e do Ambiente do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), liderada pela Professora Carolina Osorio, está a estudar novas formas de interpretar modelos de tráfego urbano, que permitirão prever, de maneira mais eficiente, o comportamento dos condutores e otimizar os padrões de semaforização.

Embora atualmente existam processos de modelação avançados que permitem uma caracterização detalhada do tráfego tanto à escala urbana como à escala do condutor, não há, devido à sua complexidade, uma forma prática de integrar estes dois tipos de informação.

O que o grupo de investigação do MIT está a fazer é a desenvolver algoritmos que permitam essa integração.

Isto está a ser conseguido através de uma redução significativa do detalhe da informação, de forma a tornar o cálculo computacional mais prático, sem no entanto comprometer a capacidade de previsão e possibilidade de otimização.

Os novos algoritmos permitem, além da otimização dos tempos de percurso, a previsão dos consumos de combustível e das emissões dos diferentes tipos de veículos em circulação.

O sistema está a ser aplicado, de forma experimental, à cidade de Lausanne, na Suíça, para decidir os padrões de semaforização e um novo projeto deverá arrancar muito em breve em Manhattan, nos EUA.

Este último permitirá testar a validade e praticidade dos algoritmos em grandes sistemas de controlo de semaforização.

Mais detalhes sobre a teoria e aplicação dos novos algoritmos à otimização de sistemas de semáforos, podem ser lidos na seguinte publicação do MIT.



Fonte: Engenharia Civil