Plastic Road: Holanda utiliza plástico reciclado em vez de betuminosos na construção de estradas

A companhia holandesa VolkerWessels, sediada em Amersfoort, desenvolveu um sistema construtivo para estradas, baseado em conceitos de pré-fabricação e modularidade, que faz uso de plástico reciclado em vez de materiais betuminosos.

Apesar da Plastic Road, ou "Estrada de Plástico" ser, por agora, apenas um conceito, a Câmara Municipal de Roterdão já mostrou interesse em construir um primeiro troço de teste na cidade.

De acordo com a VolkerWessels, que desenvolve a sua atividade na área de projeto e construção de vias de comunicação, o conceito possibilita a execução de estradas numa fração do tempo tradicionalmente necessário.

Além disso a Estrada de Plástico possui um design leve e durável, sendo estimado, pela VolkerWessels, um tempo médio de vida três vezes superior ao das estradas convencionais com pavimentos betuminosos flexíveis.

A Estrada de Plástico é mais sustentável e amiga do ambiente utilizando módulos pré-fabricados com plástico 100% reciclado, proveniente de garrafas plásticas. Estes módulos são construídos em fábrica, transportados para o local e assentados longitudinalmente para formarem a plataforma rodoviária.

Uma das características mais interessantes deste sistema construtivo é o facto de os módulos possuírem um núcleo oco, por onde podem ser passadas tubagens de águas e esgotos e cablagem elétrica e de comunicação, entre outros.

O recurso à pré-fabricação permite também um controlo mais apertado da qualidade e a obtenção de um material que suporta uma elevada amplitude térmica, com temperaturas superficiais de serviço que podem variar entre os -40ºC e os 80ºC.

Ainda segundo a VolkerWessels, os módulos fabricados com plástico reciclado possuem também uma elevada resistência à corrosão química.



Fonte: Engenharia Civil