Um vídeo divulgado pelo Centro de Compósitos e Estruturas Avançadas (AEWC) da Universidade de Maine mostra o processo de construção de pontes de betão utilizando arcos em Polímeros Reforçados com Fibras de Carbono (CFRP).

O método construtivo pode ser utilizado para um leque alargado de geometrias, vãos e condições de serviço.

A tecnologia híbrida de compósitos e betão corrente, faz uso de tubagens fabricadas com Polímeros Reforçados com Fibras de Carbono que são preenchidas, em obra, com betão.

As tubagens são bastante leves dispensando, na grande maioria das situações, equipamento pesado para a sua instalação.

O processo dispensa também a introdução de armaduras de aço no interior dos arcos, uma vez que as paredes de fibras de carbono assumem a função de reforço.

O enchimento dos arcos de CFRP, com betão auto-curável, é efetuado através de orifícios individuais localizados no topo de cada tubagem.

Os arcos fabricados com Polímeros Reforçados com Fibras de Carbono e preenchidos com betão possuem elevada durabilidade, resistência e ductilidade.

Têm também um excelente comportamento à fadiga, sendo por isso indicados para passagens hidráulicas e pontes rodoviárias com elevado tráfego de veículos pesados, bem como pontes ferroviárias.

A tecnologia permite uma economia significativa dos custos de fabrico e de transporte e também uma redução drástica dos prazos de execução, permitindo a construção de estruturas em arco de pequenas pontes, em apenas algumas horas.

O sistema do AEWC, descrito no vídeo seguinte, possibilita igualmente uma diminuição da pegada ecológica e dos custos do ciclo de vida.



Fonte: Engenharia Civil