Chama-se "RPS6 RoadPrinter" e é um engenhoso equipamento de assentamento de pavimentos rodoviários de blocos desenvolvido na Holanda pela empresa RPS – Road Paving Systems.
Esta "impressora de estradas" permite a execução semiautomática, com elevada rapidez, tanto de faixas de rodagem como de passeios de blocos.
O RoadPrinter é modular e divisível, possibilitando o ajuste da largura do pavimento a construir, a colocação de lancis e a execução automática de acabamentos de extremidade.
Permite a construção de pavimentos com largura até 6 metros em cada passagem (e um mínimo de 1 metro), utilizando blocos de diferentes formas, padrões e espessuras e com materiais diversos como betão, cerâmica ou pedra.
Embora a locomoção seja motorizada, o processo de assentamento propriamente dito funciona por gravidade, sendo o abastecimento de matéria prima realizado pelos próprios operadores.
Para que a execução seja efetuada com precisão, o equipamento está dotado de uma série de sensores que permitem detetar os limites da área de intervenção e orientar a progressão dos trabalhos.
O RPS6 RoadPrinter tem uma velocidade máxima de assentamento de uns incríveis 4 metros por minuto.
Fonte: Engenharia Civil