O Departamento de Engenharia Civil e do Ambiente da Universidade de Dalhousie está a utilizar pneus reciclados para a fabricação de um novo tipo de agregado ambiental. O Agregado Derivado de Pneus (TDA) é um material, com propriedades ideais para ser utilizado em projetos de Engenharia Civil, que aproveita um resíduo da indústria automóvel.
Todos os anos centenas de milhões de pneus são depositados em aterros, o que representa um perigo para a saúde pública pela sua capacidade de armazenamento de águas das chuvas, com o associado potencial de propagação de mosquitos.
Por outro lado, os aterros de pneus são um verdadeiro barril de pólvora ambiental pela sua inflamabilidade e possibilidade de libertação de poluentes para a atmosfera, solos e aquíferos.
Os materiais para construção resultantes da reciclagem daquele resíduo têm sido investigados desde os anos 80, tendo sido largamente utilizados nos últimos anos.
Um exemplo são os betumes borracha, betumes modificados com pó de borracha proveniente de pneus usados, cuja aplicação é cada vez mais frequente em obras rodoviárias.
Também o TDA tem sido exaustivamente estudado ao longo dos últimos anos, tendo sido melhorado sucessivamente o seu desempenho estrutural e durabilidade e reduzido substancialmente o seu custo de fabricação.
O tipo de Agregado Derivado de Pneus sintetizado pela Universidade de Dalhousie e atualmente fabricado pela empresa de reciclagem Halifax C&D Recycling Ltd, é um material leve capaz de aumentar a resistência dos solos, tendo igualmente excelentes capacidades drenantes. Possui também propriedades de atenuação de vibrações e de isolamento térmico.
Além disso é um material perfeitamente seguro do ponto de vista ambiental, por se tratar, essencialmente, de borracha vulcanizada.
Por essas razões a utilização de TDA tem enormes vantagens de aplicação em obras viárias geotécnicas e de drenagem. A aplicação de misturas TDA-solo pode ser, no entanto, transposta para num leque alargado de projetos, incluindo fundações de edifícios e de obras de arte.
Fonte: Universidade de Dalhousie | Imagens (adaptadas): via Universidade de Dalhousie
Fonte: Engenharia Civil