A reação álcali-agregado é uma reação química causada entre os hidróxidos presentes no cimento e minerais reativos presentes nos agregados, os quais dão origem a um gel sílico-alcalino que na presença da água acaba expandindo, desenvolvendo um quadro de fissuração deletéria que serve de porta para ocorrência de outras patologias.
Embora essa reação seja conhecida por mais de 70 anos, sua ocorrência ainda não foi totalmente controlada e abolida, causando problemas estruturais até os dias de hoje.
Em virtude dos problemas causados pela reação álcali-agregado em grandes estruturas, visualizou-se a necessidade da realização de um estudo comparativo dos impactos causados pela reação a resistência mecânica do concreto armado e protendido.
Para a realização desse trabalho foram empregados dois traços de concreto, no intuito de comparar estruturas de concreto de armadura passiva e ativa com a moldagem de vigas e corpos de prova que tiveram as mesmas condições de aceleração de idade fictícia, para analisar a influência da reação na resistência final da estrutura de um dos traços.
Como resultado pode-se verificar a importância da caracterização dos agregados utilizados na fabricação do concreto, onde com o desenvolvimento da reação é possível visualizar uma perda de resistência acentuada, devido a reação deletéria e influência da granulometria dos agregados.
Ler artigo completo "Reação Álcali-Agregado – Estudo Comparativo da Influência em Concretos Armado e Protendido"
Autores: Cristiano Diego Poersch (cristianopoersch93@gmail.com), Luan Marlon Bueno Santos (luan-cap@hotmail.com), Cristiane Lourencetti Burmester (crisburmester@hotmail.com) e Eliane pereira de Lima (eliane.lima@utp.br) – Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
Fonte da imagem e conteúdo: Engenharia Civil