Construtoras e incorporadoras demandam urgência e pontualidade na entrega de materiais, já que é preciso cumprir com prazos e acordos firmados junto ao cliente. No entanto, nem sempre esses prazos são respeitados, principalmente por conta do atraso na entrega dos pedidos. As obras acabam atrasando e a relação com os clientes pode até ser prejudicada — um problema causado por um fornecedor externo e que contribui para criar uma reputação negativa da empresa.

O que fazer quando esse tipo de situação acontece? Confira algumas dicas importantes de como prevenir esse problema e o que fazer para lidar com o atraso na entrega de materiais na construção civil:

Cronograma
A parte preventiva em relação à entrega consiste em criar um cronograma, onde devem ser especificadas as datas dos pedidos de materiais e até quando a carga recebida irá durar. Você deve ter em mente que a maioria dos canteiros de obra não possuem espaço para estocar uma grande quantidade de suprimentos, e também não podem interromper os trabalhos ou permitir desperdícios.

É importante ressaltar que esse cronograma deve possuir uma margem de 1 a 2 dias úteis para possíveis atrasos — dessa maneira, pequenos atrasos na entrega dos materiais podem ser cobertos sem que as atividades no canteiro de obras sejam interrompidas.

Fornecedores
O grande segredo para lidar com a entrega de materiais está na relação que a sua empresa estabelece com os fornecedores. Se os seus fornecedores atuais costumam atrasar na entrega dos pedidos e isso está prejudicando a produtividade da sua equipe, confira as condições estabelecidas em contrato, finalize a parceria e faça a transição para outro fornecedor.

Mas antes de firmar contrato com outros fornecedores de materiais e insumos, verifique a qualidade dos produtos oferecidos, busque referências com outras empresas atendidas pelo fornecedor em questão e, principalmente, descubra se os prazos oferecidos por ele são cumpridos.

Na hora de fechar negócio, combine preços e tarifas de frete e institua como prioridade o comprometimento e a agilidade na entrega dos pedidos. Dessa maneira, é possível manter uma relação saudável e profissional com os fornecedores, sem prejudicar o andamento da obra em questão.

Atrasou. E agora?
Mesmo com todos esses cuidados, quando um pedido já se encontra atrasado as medidas preventivas não ajudam muito. Nesse caso, para evitar a paralisação dos trabalhos, o ideal é realizar um novo pedido de materiais junto a empresas de varejo no setor da construção.


Apesar do valor final ser possivelmente maior do que o praticado pelo fornecedor contratado, a maioria dessas empresas funciona com pronta entrega, o que ajuda a solucionar situações onde existe a necessidade imediata de determinado material. De acordo com uma pesquisa, 90% das vendas para construtoras da região da Grande São Paulo têm como principal exigência um prazo de até 24 horas para a entrega.

Especialmente nas etapas finais de construção, é possível ainda planejar junto ao varejo entregas na modalidade just in time, com atendimento instantâneo à demanda e redução de custos.


Fonte de texto: constructapp.io

Fonte de imagem: constructapp.io