A Torre de Pisa é um monumento localizado na cidade de Pisa na Itália e existe desde os tempos da Idade Média. O intuito da construção era abrigar os sinos da Catedral,mas, atualmente é reconhecido como um dos maiores pontos turísticos da Europa e um dos símbolos importantes da Itália. No entanto, a torre já foi construída com a intenção de ser inclinada ou o monumento foi se inclinando ao longo do tempo?


A torre começou a ser erguida em 1173 e só foi concluída quase 200 anos depois em 1350. E foi durante sua construção em 1178 que a torre começou a se inclinar e pelo visto não parou pois, na sua inauguração em 1370 a torre já possuía 1,6º de inclinação. Para se ter uma noção o topo da torre ficou a 1m da posição onde deveria estar.


A razão para tal inclinação é o solo, no qual, a torre foi construída que é pantanoso e instável. A massa de mais de 14 mil toneladas da torre forçou o terreno frágil, o que resultou na inclinação da torre. Com isso, em 1997 engenheiros conseguiram reduzir a inclinação que hoje é de aproximadamente 4°, o que mantém o topo da torre a uma distância de 4 m de onde deveria estar. Além da redução da inclinação, trabalhos foram feitos para que o processo não continuasse. Assim, após um longo período fechada para visitação, a Torre de Pisa foi reaberta em 2003.

Mas, afinal, porque não cai?


Na década de 60, vários arquitetos, engenheiros, matemáticos e historiadores reuniram-se com o intuito de resolver o problema apresentado pela inclinação da Torre. Uma das alternativas para a torre foi acrescentar 800 toneladas de contrapesos de chumbo em sua base.


Após esse processo, atualmente, a Torre de Pisa passa por um processo de avaliação que inclui trabalhos de restauros e projetos de engenharia.

De acordo com os especialistas, com o passar do tempo, a Torre irá se endireitar e cada vez menos parecerá inclinada. Estudos apontam ainda que, com os projetos realizados, ela permanecerá estável por pelo menos três décadas.


Curiosidades


A Torre de Pisa contém cerca de 56 metros de altura e está dividida em oito andares.

Para chegar ao topo da torre há 296 degraus.

Seu peso é por volta de 15 mil toneladas.

Dentro dela existem 7 sinos, correspondentes a cada nota musical.

Cada sino possui um peso, variando de 300 Kg sendo o mais leve a 3600 kg o mais pesado.

Em 1990, a Torre foi fechada para visitação pública, sendo reaberta em 2001.

Se você atua na área da engenharia e gosta de estar atento às curiosidades e sempre se atualizar, então venha aprimorar seu conhecimento e se tornar um especialista no Instituto Monte Pascoal. Conheça os diversos MBA que a instituição possui e escolha aquele que vá de encontro com seus gostos no campo da engenharia ou aquele que você considera mais promissor no mercado de trabalho. Amplie seu conhecimento e faça a diferença no meio profissional.



Fonte: Toda Matéria e Mundo Educação

Imagem: Envato Elements